(62) 99963-6796 [email protected]

Usados ​​para o rejuvenescimento facial, os preenchimentos dérmicos fazem mais do que apenas preencher as rugas. De acordo com um novo  estudo, eles também restauram a expressividade facial.

Usando uma estereofotogrametria digital 3D, o estudo sugere que o tratamento com preenchimento dérmico com ácido hialurônico (AH) pode restaurar um padrão mais jovem de expressividade facial. A redução da tensão após o tratamento com preenchimento transmite objetivamente um efeito de aperto dérmico, provavelmente secundário à volumização das áreas tratadas, defendem os autores do estudo.

Os pesquisadores acreditam que a análise quantitativa de tensão dinâmica pode ajudar no planejamento e na otimização dos resultados dos tratamentos de rejuvenescimento facial.

“Preenchimentos dérmicos injetáveis ​​fornecem uma abordagem minimamente invasiva para reduzir linhas e rugas faciais enquanto restauram o volume e a plenitude do rosto. No entanto, para serem realmente eficazes, esses tratamentos devem fazer mais do que apenas preencher linhas faciais e tratar a flacidez – eles também devem produzir um padrão de movimentos faciais de aparência mais jovem, pois as expressões faciais transmitem emoções, bem como características  da idade e da qualidade de vida”, explica a oftalmologista Ana Carla Nery, especialista em plástica ocular.

Usando uma técnica chamada estereofotogrametria digital 3D, os pesquisadores obtiveram medidas precisas do alongamento e da compressão facial em 30 mulheres, com idades entre 41 e 65 anos. Todos as pacientes deveriam ser submetidas a um tratamento com preenchimento dérmico com AH para linhas faciais e rugas na parte inferior da face.

As mulheres, especificamente, receberam a substância para tratar o sulco nasogeniano, o famoso “bigode chinês”, moderado e grave, e as linhas que vão dos cantos do nariz aos cantos da boca; “linhas de marionete”. Os registros de imagens foram realizados antes do tratamento com preenchimento com  ácido hialurônico e, em seguida, repetidos seis semanas depois.

Os resultados da tensão dinâmica facial foram comparados com os de um grupo de 20 mulheres mais jovens (com idades entre 25 e 35 anos) não tratadas. Em exames realizados antes do tratamento com preenchimento dérmico, os mapas térmicos mostraram “perfis de alongamento” significativamente maiores nas áreas  do bigode chinês e das linhas de marionete nas mulheres mais velhas em comparação com as mulheres mais jovens.

Nos exames de acompanhamento após o tratamento, as mulheres mais velhas tiveram reduções significativas em toda a gama de expressões faciais. “Essa descoberta fornece evidências objetivas de que o tratamento com preenchimento dérmico com ácido hialurônico das linhas faciais em mulheres de meia-idade resulta em níveis de rejuvenescimento  semelhantes aos de mulheres mais jovens, em áreas sujeitas aos efeitos do envelhecimento facial”, explica a especialista em plástica ocular.

O movimento facial reflete a interação complexa da pele e dos tecidos moles subjacentes, o volume do esqueleto e a atividade muscular. A dinâmica facial deve ser central para a avaliação dos tratamentos de rejuvenescimento para produzir resultados de aparência natural. A avaliação dos movimentos faciais é especialmente importante na área ao redor da boca, que é especialmente móvel e propensa a linhas faciais e perda de volume.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Oi, como podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo