Desde 1983, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, CBO, entrega à sua comunidade um livro abordando um tema relevante, escolhido por seu Conselho Deliberativo, quatro anos antes do lançamento.
A importância científica deste trabalho pode ser facilmente dimensionada por quem percorrer o índice dos dois volumes que você tem diante de seus olhos.
Uma pluralidade de cirurgiões oculares de todo País se dedicou a construir esta obra, que diferente de outras, não menos relevantes, é fruto de uma escolha democrática: os associados CBO propõem e votam na área da oftalmologia que será objeto de estudo em uma próxima publicação.
Por isso, o livro, chamado Tema Oficial do CBO, carrega sempre, além do aspecto científico inquestionável e do aspecto democrático citado, a multiplicidade, a pluralidade de olhares e abordagens que só uma publicação isenta e grandiosa como esta pode ter.
Assim, em um ano onde o CBO completa 80 anos, os oftalmologistas foram presenteados com uma obra de extrema relevância para a Especialidade.
Uma não, melhor dizendo, duas, já que o livro tema do Congresso Brasileiro de Oftalmologia 2021 foi dividido em duas publicações e contempla dois temas muito importantes: Oculoplástica e Oncologia Ocular.
Para além da relevância dos temas, destaca-se o engajamento dos oftalmologistas que se dedicaram à elaboração da publicação: o volume sobre oculoplástica teve a relatoria a cargo de André Borba e Roberto Murillo Limongi.
A publicação, que contou com a colaboração de 170 autores, foi estruturada em 11 seções: Anatomia Cirúrgica dos Anexos Oculares; Semiologia e Propedêutica; Técnicas Básicas e Anestesia em Oculoplástica; Pálpebras; Vias Lacrimais; Órbita; Cavidade Anoftálmica; Tratamento Cirúrgico dos Tumores Órbito-Palpebrais; Urgências e Traumas em Oculoplástica; Estética Periocular e Complicações e Resultados Insatisfatórios em Cirurgia Oculoplástica. 21 oftalmologistas atuaram como coordenadores e foram fundamentais para um resultado tão rico.
O volume dedicado à Oncologia Ocular foi relatado por Zélia M. Correa e Eduardo F. Marback. Com eles, atuaram 07 coordenadores e 95 autores, que construíram uma publicação de excelência, que cobre todos os aspectos da área, dividido nas seguintes seções: Introdução à Terminologia e Bases Diagnósticas em Oncologia Ocular, Tumores (de pálpebra, de órbita, da superfície ocular e de úvea) e Princípios Terapêuticos em Oncologia.
Blefarorrafias e Tarsorrafias
A Dra. Ana Carla Nery é uma das oftalmologistas que colaboraram com a obra que se debruça sobre a oculoplástica, produzindo em conjunto com a Dra. Rosana Zacarias Hannouche, o capítulo 22 do Volume I, intitulado Blefarorrafias e Tarsorrafias. Segundo a médica, um dos seus objetivos principais foi produzir um capítulo o mais completo possível para ajudar não apenas o residente de Oftalmologia, mas também para auxiliar cirurgiões oculoplásticos experientes em sua prática diária.